segunda-feira, 31 de outubro de 2011

“Eu sou assim, eu penso assim... e não vou mudar!”

Foto: Michael Hitoshi - Fonte: Getty Images Brasil


Já ouvi esta frase (e suas variações) tantas e tantas vezes! E esta frase me chama muita atenção. Fico pensando... mas essa idéia de ser sempre de um mesmo jeito me parece tão... tediosa. O mundo está em constante mudança. Toda situação é nova, mesmo que ela se pareça com uma outra, ela é nova! Envolve um outro tempo, às vezes, outras pessoas e até você já viu, ouviu e viveu alguma coisa diferente desde a vez anterior! E se você permanece respondendo sempre do mesmo jeito me parece que você está perdendo a oportunidade de fazer algo novo. Parece que você acaba levantando paredes que limitam seu potencial de criar e se recriar. 
 
E bom, se você utiliza essa frase com frequência, pode ser que esteja pensando: “Ei, mas eu digo isto porque sou fiel aos meus valores! Eu não fico mudando os meus conceitos e valores toda hora!”. E, sabe, eu acredito que se dispor a acompanhar as mudanças do mundo, olhando toda situação como nova, não significa abrir mão dos seus valores. Penso que se eles são seu valores e estão mesmo dentro de você, suas novas formas de olhar em volta e responder às situações trarão sempre a essência destes seus valores! Afinal, estes valores norteiam sua vida, certo? Norteiam seus pensamentos e a forma como você se relaciona por aí, e assim, todo o pensamento novo seu, criado por você, terá o seu valor como norte. E dá para criar pensamentos novos e seus a partir de idéias de outras pessoas também, até daquelas que você discorda, a princípio. O que você precisa fazer é não engolir o argumento do outro inteirinho, mas recebendo-o, mastigue-o, digerindo-o e transformando-o em algo seu! Nossa, trabalhão, né? E se dá tanto trabalho, para quê isso tudo? Para que você exerça sua criatividade e aprenda, cada vez mais, a aproveitar as coisas novas que você encontra pela vida. Você ganha a chance de colher coisas novas e pequenas pelo mundo que podem enriquecê-lo ainda mais enquanto pessoa. Então, antes de bater o martelo, olhe em volta e veja se não dá para apreender algo novo. Arrisque-se!
E claro, tudo isso é apenas uma sugestão, como eu sempre digo por aqui... Leia meus pensamentos aqui e mastigue-os também! Pode ser que daqui saia algo que possa te ajudar a viver mais presente no mundo e curtindo coisas novas... ou pode ser que você descubra apenas que não pensa como eu. E tudo bem, isto também é uma descoberta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...