Psicoterapia - Como funciona?

Aqui nesta página, você encontrará algumas informações básicas a respeito do processo terapêutico, apresentadas a partir de perguntas usualmente feitas por novos clientes. Enfatizo que as respostas refletem minha forma de trabalhar, que pode ser ou não, diferente de outros profissionais e que, são influenciadas pela abordagem clínica na qual me baseio.


Qual a sua abordagem de trabalho?
Trabalho com referência na Gestalt-Terapia.

Para quê serve?
A psicoterapia é uma ferramenta disponível à pessoa que deseja buscar auto-conhecimento, melhorar sua qualidade de vida ou tratar de uma situação específica que tem lhe causado sofrimento e angústia.

Quando fazer psicoterapia?
Eu poderia listar uma série de sintomas e transtornos psicológicos que fazem com que as pessoas busquem psicoterapia, mas na verdade, o que realmente importa é que haja desejo de se fazer terapia. Se há o desejo significa que existe uma vontade de conhecer mais a fundo algum processo pelo o qual se tem passado ou existe algo que o tem incomodado, mesmo que não se configure como um transtorno psicológico. Ou seja, aquela história de que “ quem vai ao psicólogo é louco” é mito. A busca por um processo terapêutico é não só uma busca pela saúde e, sim, por uma vida mais plena e feliz.


Se você está em dúvida, procure um profissional, apresente sua queixa e descubra junto com ele se há necessidade ou não de começar um processo terapêutico.

Quem pode fazer psicoterapia?
Qualquer pessoa em qualquer faixa etária pode iniciar um processo terapêutico: crianças, adolescentes, adultos e idosos.


Quais as modalidades de atendimento?
Atendimento individual, de casal, de família ou de grupo. No entanto, no momento, eu só atendo individualmente.

Em quanto tempo eu fico curado?
É impossível prever o período em que o processo chegará ao fim. Inúmeras variáveis, como engajamento, disponibilidade e até mesmo ocorrência de outros eventos mobilizadores fazem com que seja impossível determinar o período de trabalho. 

Vale lembrar também que nem sempre o processo se encerrará com a "cura". Muitas vezes, o que se altera é a forma de lidar com determinada situação e o processo de "alta" é construído em uma parceria entre terapeuta e cliente.


Qual a frequência e a duração dos encontros?
Serão realizadas sessões semanais de 50 a 60 minutos de duração, cada uma, podendo aumentar a frequência dos encontros a depender da avaliação do terapeuta e do cliente. 

Não tenho condições financeiras para fazer terapia no momento, mas tenho a necessidade. Como proceder?
Alguns profissionais, como eu, muitas vezes abrem vagas em seus consultórios para atendimento comunitário onde é possível negociar valores, considerando a condição social do cliente.

Outras alternativas seriam buscar centros de atendimento comunitário em universidades, a própria saúde pública ou clínicas que atendem seu plano de saúde (caso você tenha algum com esta cobertura de atendimento).

-------------------------------------------

Leia Mais: 

O que são as abordagens/linhas em psicoterapia?
O que é a Gestalt-Terapia e o que faz um gestalt-terapeuta?


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...