segunda-feira, 3 de junho de 2013

O que é a Gestalt-Terapia e o que faz um gestalt-terapeuta?


 
Fonte: Getty Images

            A Gestalt-Terapia é uma teoria da psicologia, fundada a partir da publicação do livro “Gestalt-Therapy” de Frederick Perls, Ralph Hefferline e Paul Goodman, em 1951. Compreendemos a Gestalt-Terapia como uma abordagem de trabalho para psicologia clínica que nos oferece uma visão de homem e de mundo a partir da qual fundamenta-se uma metodologia específica que conduz o trabalho de psicoterapia.
            Como vimos em outro artigo, são muitas as linhas de trabalho em psicologia e, neste texto, eu gostaria de falar, brevemente, acerca desta que orienta o meu trabalho e a minha própria vida. Ressalto que o texto visa esclarecer a minha forma de trabalhar com a Gestalt-Terapia, uma vez que vejo o mundo a partir de mim mesma. Assim, minhas próprias experiências acadêmicas e profissionais é que orientam minhas explicações neste texto. Não é meu objetivo, portanto, teorizar sobre este abordagem, mas sim, me apresentar enquanto gestalt-terapeuta.
            A Gestalt-Terapia é uma teoria influenciada pela filosofia e outras teorias. Suas principais influências são: Fenomenologia, Humanismo, Existencialismo (filosofias), Teoria de Campo (de Kurt Lewin), Teoria Organísmica, Psicologia da Gestalt (completar). Nasceu a partir de uma crítica a psicanálise mas ao longo de seu percurso a influência de outras teorias fizeram da Gestalt-Terapia uma abordagem única.
            Em linhas gerais, eu costumo simplificar para meus clientes que o trabalho de um gestalt-terapeuta é conduzido por uma visão de homem que se constrói constantemente na sua relação com o mundo, que é livre para fazer suas escolhas e por isso, é responsável por cada uma delas e que carrega em si um potencial de desenvolvimento e crescimento. Não trabalho para descobrir os “porquês”, mas para que cada pessoa tenha mais consciência de si mesmo, resgatando o contato do homem consigo mesmo. A partir daí, é possível refletir, problematizar e transformar a sua relação consigo e com o mundo, favorecendo o cultivo da saúde.
            Entendo que o gestalt-terapeuta é como um companheiro de viagem que carrega consigo ferramentas que podem ser utilizadas no processo terapêutico, a partir de uma visão compartilhada entre cliente e terapeuta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...