segunda-feira, 28 de novembro de 2011

“Quem é meu corpo?” - Parte 1.


Fonte: Getty Images Brasil

O quê é o seu corpo para você? Eu poderia discorrer sobre os diferentes espaços (ainda que todos bem centrais) que o corpo tem recebido na nossa sociedade... No entanto, gostaria que este artigo provocasse um pouco mais de reflexão pessoal. E quando falamos da relação de cada um de nós com nosso corpo, evidenciamos o lugar que o corpo tem estado dentro da sociedade como um todo, uma vez que todos nós construímos e somos atravessados por estas representações. Iniciamos, hoje, uma série de artigos acerca da nossa relação com o corpo nos dias atuais.


O corpo para você ainda é um estranho?

Você já se colocou diante do espelho para se ver? Talvez você diga que isto é óbvio! Que todos os dias nos olhamos no espelho e em qualquer outro reflexo que encontremos por aí. Mas eu pergunto de novo... Você já se colocou dianto do espelho para se ver? Não para ver se as roupas estão combinando, ou se o corte de cabelo ficou bom, ou para fazer a barba. E sim, para olhar para quem você é. O corpo é uma parte de quem somos. Não é possível pensar que nos conhecemos por inteiro se não conhecemos nosso corpo. Se não olhamos para ele com o olhar curioso e investigamos a parte dele que está visível (sim, porque há uma grande parte dele que só vemos na nossa imaginação... na ideia que temos de como são nossos órgãos internos). O seu corpo ainda é um estranho para você? Neste exercício de olhar-se no espelho, é possível que você perceba inscrita no seu corpo toda a sua história e aspectos seus que você insiste em desviar os olhos mas que aparecem estampados no seu corpo. Reflita um pouquinho e veja o que aparece.

É engraçado como muitas vezes tratamos nosso corpo como um objeto que possuímos, quando, na verdade, existimos através desse corpo, não é? Ora, se não fosse através dele, como nos comunicaríamos? Como faríamos carinho no outro? Como receberíamos afeto? Como olharíamos, pensaríamos, sentiríamos e agiríamos no mundo? O corpo é a parte de nós que nos permite viver, existir e fazer contato com o mundo.

Então...

Já parou para pensar que, se o corpo que é o meio pelo qual entramos em contato com o outro nos é desconhecido, acaba que a forma como eu me relaciono com o outro também se torna desconhecida para mim? Assim, é bem possível que uma relação distanciada com este corpo que você é provoque algumas falhas na comunicação com outras pessoas e, especialmente com você mesmo.

A boa notícia é que o corpo não se cala!

Ele é muito concreto para desaparecer... E às vezes, quando nos esquecemos dele, ele faz presença. Ele nos chama para que olhemos para ele! Nem sempre esse chamado vem acompanhado de coisas boas, é verdade... mas se estivermos dispostos a ouvir o que ele diz, com certeza, os efeitos serão benéficos. Às vezes, é uma dorzinha persistente que aparece. Às vezes, é o ganho ou a perda de peso excessiva que fala conosco. A verdade é que o corpo precisa ser conhecido por nós mesmos e muitas vezes nos esquecemos que ele é essa parte enorme de nós mesmos. O auto-conhecimento extrapola os limites do pensar sobre nossa personalidade, porque somos quem somos por inteiro (e o corpo faz parte deste inteiro)! Então, se você pensa que se conhece muito bem, mas não conhece seu corpo, talvez, você não se conheça tão bem assim...

Interessante é que comecei este artigo falando justamente sobre o quanto o corpo tem sido lembrado na nossa sociedade, pois como disse, ele tem encontrado um espaço bem central nos nossos discursos. A questão é que muitas vezes, nos lembramos dele como esse objeto que nos pertence e que o utilizamos da maneira como bem queremos... Só que o corpo não é um objeto apenas, ele é quem somos! É uma parte muito importante de nós mesmos. A questão a se pensar é: quê relação eu mantenho com meu corpo?

Hoje, nós pensamos nos aspectos do corpo que foram esquecidos e no próximo artigo, pensaremos sobre os aspectos do corpo que estão sendo sempre lembrados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...